NILDÃO & RENATINHO NA MIRA DA LEI

O propósito deste blog é denunciar publicamente nosso enquadramento em um processo criminal movido por um grupo de católicos de Sorocaba e encampado pelo Ministério Público Federal de São Paulo. O motivo desta iniciativa foi o lançamento em Salvador, em maio de 2006, da coleção de postais “São será o Benedito e outros santos geneticamente modificados”, que você tem a oportunidade de conferir aqui. Devido à sua originalidade e ao cuidado com que foi realizada, a coleção ocupou lugar de destaque na mídia nacional, tornando-se inclusive matéria de capa do número um do Terra Magazine, a qual chamou a atenção dos nossos acusadores.

Ora, o humor de boa qualidade tem tamanho destaque público porque desempenha uma função social importantíssima. Sem o humor a vida social seria simplesmente insuportável. As decisões tomadas em estado de mau-humor geralmente são pouco humanitárias e estúpidas. O bom humor aplaca os rancores e torna a alma mais sábia. Faz parte do refinamento civilizatório institucionalizar o humor como algo normal na vida social.

É por isso que não passa pela cabeça de ninguém de bom senso processar o Macaco Simão ou a turma do Casseta & Planeta. A prudência política reconhece que a reverência precisa ser contrabalançada pela irreverência. Se sempre formos reverentes, seremos um povo de escravos, mal preparado para as liberdades modernas, para a independência de espírito, para tomar iniciativas, para exercer a criatividade. O predomínio da cara-dura cria um ambiente perigoso para a convivência social, pois estimula a intolerância, a violência e o obscurantismo.

Estamos convocando todos aqueles que lutam pelas liberdades democráticas para tomar posição diante deste absurdo. A consciência cívica deste país não pode permitir que nenhum fundamentalismo, qualquer que seja ele, prospere entre nós, que nossos tribunais republicanos sejam usados como tribunais da Santa Inquisição, de sinistra memória. Pois quando artistas e humoristas começam a ser perseguidos, é sinal de que a tirania está avançando e a cidadania recuando.

Se você concorda com o nosso ponto de vista, escreva, opine, envie o endereço deste blog para as suas listagens, contribuindo assim para que fatos como este não mais se repitam em nosso país, em nosso planeta.

Salvador, janeiro de 2008
Nildão & Renatinho

12 comentários:

Anônimo disse...

Nildão e Renatinho, adorei o blog e o texto de apresentação, enviarei para minha lita de contato, apartir do dia 15/01/2008

Christiana Fausto disse...

É inadmissível que um Estado q se diz "laico" venha se meter numa obra de arte absolutamente criativa e bem humorada. "A crítica que não toque na poesia", já dizia Caetano. Que papo é esse? Ministério Público? Processo? Será que esse MP não tem nada mais importante pra fazer? O "cacos" se solidariza inteiramente com o São será o Benedito e repudia qualquer tentativa de coerção. Aliás, no Uruguai é proibido, pela constituição, escrever deus com maiúscula. Isso é q é um estado verdadeiramente secular. Qdo chegaremos a essa evolução?

Anônimo disse...

Não seria o caso de o Ministério Público Estadual da Bahia dialogar com o de São Paulo? Explicar como a banda toca nessa terra de todos os santos?
Esse negócio de ir para a justiça é uma perda de tempo, demora muito, é jogar energia fora. O pessoal de Sorocaba merecia a oportunidade de entender melhor a cultura daqui para então apostar na livre expressão.

Monica Rodrigues da Costa disse...

A arte às vezes fere a opinião pública porque enxerga antes de todo mundo aquilo que ninguém quer ver. A sociedade não deve punir os artistas por causa disto. A mensagem dos objetos poéticos dos autores é o questionamento da religiosidade no mundo globalizado e indiferente. Vou dar um exemplo. Na Bahia a gente usa carinhosamente "baixar o santo", a expressão foi deslocada em uma operação da função poética (viva Jakobson!), do candomblé para o catolicismo. O Brasil é plural e sincrético. Santo Agostinho iria gostar das brincadeiras.

Christiana Fausto disse...

E aí, Nildão, quais os próximos passos para essa importante campanha? Não podemos, nesse momento, baixar a guarda. Absolutamente! Stop! Congela! Silêncio! Caluda! e mais comentários, please, pensei q esse blog fosse "bombar". Boa sorte, christiana fausto
christiana.fausto@gmail.com
tel 557132463194 557187488020
Mantenha-me informada, por favor. Mais uma vez parabéns pela iniciativa.

Christiana Fausto disse...

Retificando e parabenizando...

Ótimo saber q o blog continua no ar. Quero consertar meu tel de contato, fiquei nervosa na hora de falar com tão honradas figuras: 557132483194 e não 46 como havia erroneamente digitado. Somos humanos, pois não?

Anônimo disse...

Se Deus quiser vocês serão presos pois é isso que merecem. Vocês não sabem com o que estão brincando. Há um mandamento de Deus que diz "Não pronunciarás em vão o nome do Senhor Teu Deus" e um trecho do Eclesiástico 23, 10.17.20: "Que o nome de Deus não esteja sempre na tua boca e QUE NÃO MISTURE NAS TUAS CONVERSAS O NOME DOS SANTOS, porque nisto não estarias isento de culpa. Não acostumes a tua boca a uma linguagem grosseira, pois aí sempre haverá pecado. O homem acostumado a dizer palavras injuriosas jamais se corrigirá disso". Aqui na Terra a gente colhe o que planta e como vocês estão plantado ofensas contra Deus e a Igreja e isso ofende todos os seus fieis, tenha certeza que a JUSTIÇA DIVINA agira e vocês vão colher os frutos dos venenos que estão plantando. Deus tenha misericórdia de vocês. Sérgio (Araguari - MG)

Anônimo disse...

Vejam vocês que no Brasil que se diz livre e democrático existem pessoas que não toleram as diferenças e estão sempre prontas a atirar a primeira pedra.

Misericórdia?
Palavra interessante mas não praticada nem pelos crentes nem por esse tal deus temperamental!

Se deus exerce justiça então porque os homens não deixam a justiça da terra resolver problemas da terra.

Ah... deus deve estar muito ocupado, por isso eles dão trabalho ao Ministério Público!

E ainda querem censurar carros alegóricos em escolas de samba...

Anônimo disse...

gostei das imagens

Anônimo disse...

você queimará no inferno, seu maldito blasfemo e excomungado!! GLÓRIA À SANTA IGREJA CATÓLICA!! A ÚNICA VERDADE!!!!! VIVA CRISTO-REI!!!
VIVA O PAPA!!!! VIVA NOSSA SENHORA!!!

Rafael disse...

O cara que falou isso acima já não deve ter mais jeito. O engraçado é que você entra na Igreja Protestante e presencia inúmeros relatos de confissões da vida (para todo mundo ouvir) "antes de cristo" e na Católica uma cacetada de gente imunda que só conta suas façanhas pro padre.

Até na internet esses caras perdem tempo condenando (com a varinha mágica que nosso grande Deus vos deu) os outros.

Imagine a concorrência pra entrar no inferno! Caso os critérios dessa gente fossem levados a sério.

Selma Bosch disse...

Gente criativa e bem humorada. Adorei. Parabéns Povo